Vira Lata ou SRD – Cães que precisam de muito amor

04/09/2022
Compartilhar:

Não existe nada mais brasileiro do que um cãozinho caramelo. Você pode conhecê-los como vira-latas, mas o nome correto destes queridos é Sem Raça Definida, ou SRD para facilitar. Eles estão em todos os lugares, podem ser encontrados em todos os tamanhos e são sempre um poço de simpatia com quem passa na rua.

Diferente dos cachorros com pedigree, esses cães possuem diversas características físicas, justamente por serem uma grande mistura de raças.

Também não é fácil definir um comportamento para eles, mas saiba que se você está pensando em adotar um, eles são a raça mais fiel aos seus tutores.

Neste post vamos ver mais sobre:

• Características gerais
• Origem
• Saúde
• Temperamento
• Cuidados
• Inteligência
• Curiosidades

Aproveite a leitura 😉

Características gerais

Não se pode dizer com certeza qual será o físico dessa raça, afinal de contas, eles podem ser grandes, médios ou pequenos. Podem também ser magros ou gordinhos, com pelos longos ou curtos e assim por diante.

Porém, a imagem que mais remete a essa raça, são os de porte médio, com peso entre 10 e 20 Kg, pelagem curta, com variação entre escura e clara.

O que se pode dizer sobre os cachorros sem raça definida é que são em sua maioria, saudáveis, brincalhões e amigáveis.

Origem

É impossível comprovar a origem dessa raça, mas há quem diga que os cachorros sem raça definida são os verdadeiros descendentes do lobo, justamente por não possuírem intervenção humana em sua linhagem.

Dito isso, pode-se dizer que a raça surgiu entre 12 a 17 mil anos atrás, juntamente com a origem dos cachorros.

Os cachorros sem raça definida sofreram mudanças em seu perfil de acordo com sua localização para que assim pudessem sobreviver ao clima, ambiente e predadores locais.

No Brasil, por exemplo, é comum que esses cães tenham a pelagem curta e pesam entre 10 a 20 kg, já que o clima quente exige menos gordura e pelo para garantir a sobrevivência.

Saúde

Não é de hoje que se escuta que cães vira-lata vivem mais e são mais saudáveis. Novamente, não existe comprovação para essas informações, porém os cães sem raça definida vivem em média de 15 a 20 anos, quando recebem os devidos cuidados por seus tutores.

Eles podem vir a desenvolver doenças como qualquer outro cachorro, mas isso dependerá do porte físico e do histórico do mesmo.

No mais, é recomendado idas regulares ao veterinário e ao petshop, como qualquer outro cãozinho.

Temperamento

Essa questão também vai depender do histórico do cachorro sem raça definida. Quando adotados filhotes, eles serão eternos companheiros, defendendo seus tutores com todas as suas forças.

Eles são ótimos guardiões e sempre defenderão o seu lar.

Porém, cachorros sem raça definida adultos são outra história. Em alguns casos, onde os cachorros são maltratados enquanto filhotes, eles podem desenvolver traumas e reagir de forma negativa a algum som, objeto ou pessoa.

Antes de adotar um cachorro adulto, é importante entender o seu histórico e trajetória, para que assim você possa fazer o que for melhor tanto para você e sua família, quanto para o cão.

Os cães sem raça definida podem ser adestrados e o recomendado é que a prática seja feita quando ainda são filhotes.

Cuidados

Os cães sem raça definida são famosos por serem energéticos e brincalhões. Dito isso, um dos cuidados recomendados para esses cães é o passeio regular, bem como horários para brincadeiras para que ele não fique estressado e tenha picos de energia.

Vale lembrar o caso do cachorro Chico, que em um momento de tédio decidiu destruir a cama da sua tutora.

Outros cuidados como a escovação dos dentes, corte de unhas e banhos são recomendados semanalmente, dependendo de cada caso.

Caso você não tenha acesso ao histórico do cachorro, deve-se procurar um veterinário para que seja feito um check-up.

Curiosidades

Existem muitas curiosidades sobre os cães sem raça definida. Afinal de contas, é a raça mais predominante e antiga do mundo.

A mais curiosa e que muitos não sabem, é que existem classificações para os cães sem raça definida.

Eles podem ser divididos em 4 categorias:• Mestiços: Aqueles que têm características visíveis de outras raças
• Vira-latas: Os nossos populares cães caramelos, que já passaram por muitos cruzamentos e não é possível identificar a linhagem.
• Raças híbridas: Misturas de raças de pedigree, que aconteceram sem querer mas que são consideradas novas raças. Um exemplo de raça híbrida seria o Labradoodle, mistura de Labrador com Poodle.
• Raças funcionais: São raças que sofreram intervenção humana para serem cruzadas. Geralmente possuem um propósito específico, como o Alaskan Husky

Que o Brasil adora criar tendência, já sabemos e isso não foi diferente com o termo vira-lata. A República Dominicana também usa o termo para chamar os cachorros sem raça definida, que reviram os sacos de lixo em busca de comida.

Ainda falando de Brasil, não existe raça mais amada por nós do que os SRD. Segundo dados coletados pelo Instituto QualiBest de São Paulo, os cães sem raça definida são os favoritos dos paulistanos, compondo 41% dos lares.

E para provar esse amor, em 2019 foi criado até mesmo um filtro no instagram que inseria um cachorro caramelo nas fotos e vídeos.

Cães sem raça definida

Como você pode ler, os cães sem raça definida são uma verdadeira caixinha de surpresa. Além de serem amáveis e fiéis, eles têm o benefício de serem gratuitos e podem ser encontrados em diversas ONGs, site de adoção e protetores de animais.

Antes de adotar um cão sem raça definida, lembre-se de ter certeza que esta é a escolha correta para você e sua família.

Infelizmente, existem muitas adoções feitas por impulso onde os tutores acabam devolvendo o animal, causando um grande trauma tanto para a família quanto para o cãozinho

Você pode verificar junto à instituição que está doando o animal a probabilidade de tamanho e os cuidados necessários para cada perfil de cachorro sem raça definida.

Agora é sua vez! Conta pra gente a sua experiência com os cachorros sem raça definida, se possui alguma história de adoção, resgate, ou situação engraçada com esses queridinhos.